Mestre Adamastor – Reginaldo Tadeu
Palestrante Internacional, Presidente da Escola X9 Paulistana e Mestre de Bateria, Criador da Dinâmica Escola de Samba Corporativa.
Por Mestre Adamastor
Ô Abre alas, a nossa escola vai passar! No Carnaval, quando entramos na avenida para se apresentar ao público nas arquibancadas, camarotes e até em casa, muitas pessoas não imaginam o trabalho e a energia dedicados para chegarmos prontos e viver esse momento.
Ao longo do ano, são dias de muito planejamento, ensaio, preparação, energia e, claro, disciplina. Características que fazem a diferença não só na disputa do tão almejado troféu, mas na equipe de qualquer empresa. Em mercados cada vez mais competitivos, essas qualidades são essenciais. E não digo isso só pela inovação, criatividade, motivação e sinergia, mas por estar sempre cuidando para atingir a excelência, em busca das notas mais altas que são dadas por jurados extremamente exigentes.
Percebe como as escolas de samba têm muito em comum com as empresas? Ao longo desses mais de 30 anos de Carnaval e 28 anos de treinamentos corporativos, sempre procurei mostrar o quanto a ligação entre essas duas partes proporciona trocas enriquecedoras e boas oportunidades.
Como um bom mestre de bateria, organizei as ideias em blocos para que o artigo siga o ritmo certo e você consiga aproveitar cada momento. Acompanhe!
Criatividade e inovação: nem sempre é quem tem mais, mas quem faz mais com menos.
As escolas de samba têm um potencial criativo muito grande para compor, escrever ou dirigir, conseguem se organizar e explorar o que têm de melhor, fazendo com que todos trabalhem juntos pelo melhor resultado. E é essa mesma visão que mantém o time da empresa motivado.
Um ponto que vale destacar é que nem sempre quem tem mais verba vence o Carnaval. Mesmo sendo uma disputa muito acirrada, as maiores chances de conquista serão de quem mostrar algo diferente e inovador.
Liderança e organização: grandes grupos onde cada indivíduo sabe da sua importância.
São milhares de pessoas divididas em diferentes alas, cada uma com a sua própria tarefa e nenhuma é mais importante do que a outra. Tanto o destaque do principal carro alegórico quanto o membro da escola que está desfilando no chão são importantes. Cada um cumpre o seu papel e é orquestrado por sua liderança, garantindo os melhores resultados.
Em uma empresa, essa visão de grupo acompanhada da valorização da pessoa é a base para gerir de forma humanizada, além de aumentar a produtividade e impulsionar os resultados. Ou seja, as equipes aprendem a trabalhar em harmonia e não atravessam o samba.
Paixão e propósito: o comprometimento faz as pessoas irem além.
No Carnaval, a escola precisa chegar até o final da avenida no tempo certo e cumprindo as regras que foram determinadas lá no início. Quanto mais evidente for a sinergia, mais grandiosa se torna a apresentação. A disciplina é fundamental em ambientes competitivos, mas se não tiver um toque de criatividade, não existe o brilho nos olhos.
Assim como uma bateria tem os instrumentos que fazem a base enquanto outros se destacam, as equipes das empresas precisam desse equilíbrio para mostrar seu diferencial para o mercado. Tudo é impossível sem paixão, propósito e engajamento de todos os colaboradores.
Oportunidade para os mais jovens: abra as portas para o futuro!
Na escola de samba, existe a ala das crianças e adolescentes que dão seus primeiros passos na avenida para sentirem a emoção e um pouco da responsabilidade de desfilar em sua escola de coração. É a oportunidade que eles têm de aprender e se preparar para assumir uma posição de maior responsabilidade no futuro.
O mesmo vale para as empresas. Com programas de estágio e Jovem Aprendiz, abrimos as portas para as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho. Uma boa dica é dar a oportunidade para que eles se desenvolvam ao aprender com seus erros, aproximar os mais novos é fundamental para o legado e a sustentabilidade do negócio.
Diversidade: idosos, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e mais…
As escolas de samba têm a diversidade e a inclusão como pilares, além de valorizar e homenagear aqueles que ajudaram a escrever essa história. Afinal, o Carnaval é uma festa diversa e inclusiva.
Esse é um dos temas que eu gosto de levar para os treinamentos nas empresas. Não só pela cultura e pelas histórias que são diferentes, mas porque promover a diversidade é uma forma super-rica de impulsionar a criação e a inovação, sempre.
As organizações ao redor do mundo estão evoluindo nesse quesito. Segundo a pesquisa “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023”, feita pela Blend Edu, 81% das empresas afirmam ter recursos específicos para ações de diversidade e inclusão. Em 2020, eram apenas 67%. Recentemente, fiz um post sobre esse tema e você pode conferir aqui.
E tem muito mais, porém não cabe em um só artigo.
Essas foram apenas algumas características que as escolas de samba e o mercado corporativo têm em comum. Cada uma delas é trabalhada no treinamento que já implementei em diferentes empresas do Brasil e do mundo.
Convido você para aprimorar a performance, entrar no ritmo e se destacar com os melhores resultados. Essa visão pode tornar o ambiente de trabalho muito mais leve e aumentar a produtividade.
Se você se lembra de outras características que o mercado corporativo e as escolas de samba têm em comum, deixe aqui nos comentários. Quero saber a sua opinião.

